quarta-feira, 15 de julho de 2009

Realidade Aumentada

Depois de um tempo de jejum (final de semestre é fogo!), o blog retoma seu propósito abordando o tema da realidade aumentada.

Para quem não sabe, realidade aumentada envolve uma situação que mistura o mundo físico e o mundo virtual, que, sobrepostos, ampliam a percepção das coisas.

Existem diversos ramos da realidade aumentada. Um deles, que já pode ser até conferido em algumas promoções de vendas, consiste em fazer surgir na tela do computador imagens 2D ou 3D estáticas ou animadas (veja vídeo abaixo). E, sem dúvida, realmente expandem a experiência de realidade na vida contemporânea.

video

Outra forma de uso da realidade aumentada (a que provavelmente vai se popularizar mais e mais rápido) é a adição de informação às coisas: carros, produtos dos mais variados, serviços e até pessoas.

Tudo se processa através da emissão de informações através de captura de imagens por câmeras (de celulares, webcams e outros aparelhos) e exibição nos mais diversos tipos de displays.

O assunto é muitíssimo interessante e grande. Vamos tentar começar a apresentá-lo aqui no blog e, mais que isso, produzir algum tipo de reflexão.

De pronto, quem quiser conhecer mais, pode acessar matéria do G1 nesse link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário