quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cibercultura: panorâmica

Como afirma André Lemos, "vivemos já a cibercultura. Ela não é o futuro que vai chegar mas o nosso presente".

Em verdade, a sucessão de eventos que nos colocou diante do micro-computador pessoal conectado em rede, que integra telecomunicações e informática, nos fez adentrar a Era Digital, que articula simbioticamente a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de informação e comunicação; esse momento é o que ora se denominada cibercultura.

O imaginário coletivo, as subjetividades humanas, as formas de experimentar e conceber o mundo são, então, profundamente tranformadas. A sequência de slides a seguir procura demarcar alguns dos principais fatores que caracterizam a cibercultura, ou seja, tenta observar a perspectiva dos novos paradigmas que pontuam a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais.

Um comentário:

  1. Olá professor. Fui terça passada te incomodar, aí na Estácio, com os cartazes do Vitamina, mas não liguei o nome à figura. Teu blog é interessante. Alguns textos serão muito úteis pra um trabalho que tenho que fazer.
    Comentando a postagem, o slide demonstra bem como já estamos na "era digital", exemplificando cada característica da cibercultura e como elas já estão presentes na atualidade, ratificando o texto.

    ResponderExcluir