segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Celular avisa se criança está perto de pedófilo

Como o último post gerou alguma discussão, vou por "lenha na fogueira".

Uma empresa chamada Catz Communication, especializada em sistemas de monitoramento de crianças, vai lançar um serviço que envia um alerta para os pais sempre que seus filhos estiverem próximos de casas de pedófilos. O produto utiliza Sistema de Posicionamento Global (GPS) e manda os avisos por mensagem de texto de celular (SMS) ou por e-mail. Para oferecer o serviço, a Catz tem acesso a um banco de dados de pessoas que foram condenadas por abusar sexalmente de crianças. O alerta não especifica o endereço exato do pedófilo, mas o ingresso do menor em uma "zona de risco". O sistema será lançado em dois meses e, inicialmente, vai funcionar somente com um modelo de telefone celular da Nextel. O preço será de US$ 20 mensais.

Extraído do Portal Terra.

4 comentários:

  1. Será que esse sistema apresentaria resultados ?
    Hoje podemos facilmente constatar que as crianças são vítimas de pedofilia, onde estão mais seguras, dentro de suas casas. A maior incidência das ações de pedófilos atualamente se dá na internet, logo em seguida vem os casos em que os pais, padrastos amigos ou vizinhos estão envolvidos. Nesse caso creio que primeiro deve-se pensar em um controle mais eficaz do acesso das crianças à rede pelos pais , além da fiscalização das redes de relacionamento. Nos EUA os criminosos desse tipo, são facilmente reconhecidos pela sociedade após serem descobertos. sendo assim acho inútil uma ferramenta como essa.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o grande barato não é conferir os resultados do serviço.
    Imagina o seguinte: juridicamente, um pedófilo condenado, mas com pena cumprida, tem o direito de reintegração social, não é?! Mas ele é irreversivelmente discriminado para sempre?
    Independente dessa questão, se a coisa seguir por aí, essa rua é proibida porque mora um ex-condenado de pedofilia... aquela, porque tem um possível terrorista... aquela outra, porque tem um morador comunista... por onde a gente vai andar então?!
    A tecnologia está sendo bem utilizada pela sociedade? Estamos usando os instrumentos altamente avançados de que dispomos de forma a promover o bem comum?
    Acho que essas questões são mais importantes.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a forma de utilizar essa tecnologia é uma forma de reação (não querendo defender)à todo o medo que a sociedade atual tem dos terroristas, comunistas e piscóticos.
    O mundo antes de utilizar de tecnologia deveria saber para que vai usa-la, se vai usa-la para o bem comum(como citado acima) ou para reagir à esse tipo de situação.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, é uma ótima idéia, mas o mais estranho disso tudo, é que se temos uma tecnologia de ponta para apontar uma "zona de risco" onde possivelmente se encontraria um pedófilo, deveria ser investigada, para que ele fosse preso, correto? Dessa forma , a policia teria acesso a essa tecnologia. Da a impressao de que toda a invenção é feita realmente para consumo e lucro e não para benefício da humanidade.

    ResponderExcluir