terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Empresa britânica fabrica celular que reconhece a voz do dono

Telefone transforma automaticamente voz em mensagem de texto.
Uma empresa britânica fabricante de equipamentos eletrônicos usados pelas Forças Armadas do país, garante que desenvolveu o primeiro telefone celular capaz de identificar e reconhecer com precisão a voz do usuário.

Guardada a sete chaves pela I A Techonology, a tecnologia usada pelo Zumba phone permite limitar a utilização do aparelho apenas aos usuários cujas vozes tenham sido registradas.
Com isso, os fabricantes garantem que o Zumba não será cobiçado por ladrões, uma vez que não eles teriam a voz reconhecida pelo aparelho que se negaria a obedecer seus comandos.

Segundo o criador do Zumba, Dean McEvoy, quando operado através do aparato que dispensa o uso das mãos, o aparelho é capaz de transformar automatica e imediatamente mensagens de texto em áudio.

Desta forma, o usuário pode estar dirigindo um veículo e receber mensagens de texto na forma de áudio, sem precisar tirar as mãos e os olhos do volante.

Igualmente, o usuário pode ditar sua resposta para o celular que por sua vez se encarregará de transformá-la numa mensagem de texto.

O presidente da I A Technology, criadora do Zumba, diz que os novos celulares deverão começar a ser vendidos pouco antes do Natal.

Da BBC, extraído do Portal G1 de 30/01/09.
(http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL979611-6174,00.html)

Um comentário:

  1. Cada vez que sai uma notícia dessas com novas descobertas tecnológicas a gente se surpreende, já que a cada segundo a gente obtém uma nova idéia surgindo. Vai chegar um momento em que vamos ouvir alguma coisa e dizer: "eu não me surpreendo com mais nada, já inventaram de tudo" Rs. Novidade é sempre bem vinda, logicamente sempre que for para o bem da humanidade. Só queria fazer um comentário agora em relação a esse assunto específico: o grande problema do uso do celular enquanto as pessoas dirigem, não é só a questão de tirar uma das mãos do volante para atender a ligação ou ler a mensagem recebida; talvez o maior problema seja que no momento em que a pessoa atender o celular, a pessoa desvia a atenção do trânsito para a chamada, não ficando mais tão atento assim ao trânsito. Então nesse caso, mesmo com essa invenção, o problema da distração continuaria, não?! A não ser que venha mais alguém que invente algum tipo de ship que possa ser implantado no motorista impedindo que a atenção seja desviada do trânsito e possa fazer as duas coisas ao mesmo tempo, hehe, com tanto desenvolvimento tecnológico, eu não duvido se eu entrar nesse blog na próxima semana e ler alguma novidade desse tipo! =]

    ResponderExcluir