sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mais uma de chip no olho

O canadense de alguns posts abaixo queria aproveitar a oportunidade (?!) para filmar com seu olho postiço. Agora, a idéia é outra - sem dúvida, muito mais louvável (não que o cineasta ciborgue não tivesse louvor).

O implante do momento é o chamado IMT (Implantable Miniature Telescope). Se trata de um chip que, implantado no olho, funciona como um micro telescópio, que ajudaria a visão de pessoas com degeneração macular relacionada à idade (problema na retina central, ou mácula, área que permite atividades como ler, dirigir e reconhecer rostos).



O dispositivo aumenta de 2,2 vezes a três vezes o tamanho de imagens capturadas pela visão central de um olho, enquanto o outro, sem implante, fornece visão periférica, para mobilidade e orientação. A matéria que conta a novidade pode ser acessada aqui.

Nunca foi o propósito desse blog fazer qualquer tipo de juízo de valor (e nem é agora!), mas venhamos e convenhamos, quando se trata de recuperar a função de qualquer órgão "danificado", todos acabam se rendendo ao encantos das tecnologias. É assim com os membros biônicos, o cursor movido com o olhar, o pulmão artificial ou mesmo o tão corriqueiro marca-passo. Ninguém se levanta para contrariar ou desconfiar desse tipo de máquinas, ou de seus usos.

Mas é bom lembrar que "a mão que bate é a mesma que balança o berço". Pense agora nos soldados a caminho do campo de batalha, todos com visão ampliada para não errarem o inimigo (nessa linha, o chip do olho vai ter até visão noturna). Isso sem falar nos voyeurs compulsivos: haja implante pra tanto bisbilhoteiro (imagina o Pedro Bial dizendo: "vamos dar agora aquela espiadinha").

Afinal, os bons usos da tecnologia justificam os maus? Ou apenas os explicam?

Um comentário:

  1. bem e mau é dialética. Tecnologia é ampliação da vontade humana, (uma forma de) expressão de vida.

    O olho potente, o olhar ampliado - Dziga Vertov, o ciborgue da década de 20. Denis Abramovich Kaufman percebeu naquela época a potência do cinema em construir imagens, outra realidade:

    "Eu, cine-olho, crio um homem muito mais perfeito que aquele que criou Adão, crio milhares de homens diferentes segundo desenhos distintos e esquemas pré-estabelecidos.
    Eu sou o cine-olho.
    Tomo os braços de um, mais fortes e hábeis, tomo as pernas de outro, melhor construídas e mais velozes, a cabeça de um terceiro, mais bonita e expressiva e, pela montagem, crio um homem novo, um homem perfeito".

    então, no campo de guerra do cotidiano, a televisão e o resto do corpo da mídia já fazem o injusto massacre dos indivíduos-operários. Zumbis.

    Renassença: internet - todos correm (navegam) como loucos, com "fones de ouvido ao alto rock n´roll" - dessa forma a guerra não parece fazer tanto sentido, só se está cumprindo uma função, desempenhando a própria vida - massacre e morte - holocausto e vesúvio - alemanha pompéia.


    ...

    um pouco mais fixado no post, digo que, lendo a máteria do link, percebi algo a se preocupar:

    "... VisionCare afirma que o paciente deve participar de um programa de reabilitação da visão, para maximizar os efeitos do implante."

    a educação para a nova tecnologia é algo a ser discutido. como devemos receber essa educação? quem pode receber essa educação?

    você vai passar no vestibular ou seu pai vai pagar seu cursinho particular?

    quem vai contar os segredos ou jogar a merda no ventilador? Qual será a manifestação da contra-cultura?

    .......


    Satelitebolor

    ResponderExcluir