sábado, 7 de maio de 2011

Rastreador de vagas para estacionamento?


Enquanto aqui no Brasil estacionar o carro continua sendo um martírio, parece já ter nascido alguma solução para o problema em San Francisco(EUA). A Agência Municipal de transportes de lá criou e implantou um sistema que encontra vagas via GPS.


O SFpark consiste na utilização de sensores e sistema de geolocalização para detectar espaços ocupados, e através do site e do aplicativo para iPhone é possível ver lugares disponíveis. Considerando todo o problema que a busca por vagas traz para o trânsito, isto é, sem dúvida, uma boa sacada tecnológica.


Mas vale pensar sobre a eficácia de se adotar algo semelhante aqui no Brasil: tanto pelo aplicativo quanto pelo simples acesso à Internet, haveria necessidade de distração do motorista para manuseio do aparelho - e o Código Nacional de Trânsito proíbe o uso de celulares no momento da direção. Talvez, o que aparentemente indica solução, pode causar ainda mais problema - uma colisão causada por distração dá muito mais aporrinhação que procurar onde estacionar... E uma multa por uso de celular no trânsito é muito mais pesada que a conta do estacionamento.


De bate-pronto, novos recursos tecnológicos tendem a causar fascínio, mas o usuário cauteloso da tecnologia está sempre atento aos desdobramentos de seu uso, não se sujeitando a encantamentos precipitados e entorpecentes.

Um comentário:

  1. Olá Fernando,
    Muito boa a sacada da empresa SFpark. Mas me questiona quanto ao uso do GPS comum utilizado por taxisas e motoristas no Brasil. Muitos utilizam o celular pendurado no painel substituindo o até então aparelho de GPS.
    Neste caso, na sua opinião, seria possível implementar a tecnologia no Brasil?
    Parabéns pela publicação.

    Bernardo Rinaldi Capobianco

    ResponderExcluir