Plano de Ensino
Unidade I – Consumo como objeto de investigação
CAMPBELL, Colin; BARBOSA, Lívia. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
FEATHERSTONE, Mike. Teorias da cultura de consumo. In: Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
Unidade II – Cultura de consumo e cotidiano
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores do século XXI, cidadãos do XVIII. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.
BAUMAN, Zigmunt. Sociedade de consumidores. In: Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
Unidade III – Atitude de consumo, mídia e publicidade
LIPOVETSKY, Gilles. Penía: gozos materiais, insatisfação existencial. In: A felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FREIRE FILHO, João. Mídia, Consumo Cultural e Estilo de Vida na Pós-Modernidade. In: Revista ECO-PÓS. V.6. N.1. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003; p.72-97.
Unidade IV – Consumo na cultura contemporânea
AZEVEDO, Sandro Tôrres de. A ciberpublicidade como novo modelo de fazer publicitário: análise da campanha “quem faz nossa história é você”. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação [recurso eletrônico]. São Paulo: Intercom, 2012.
AZEVEDO, Sandro Tôrres de; at al. A marca fáustica: o agenciamento consumidor-marca na ciberpublicidade. In: Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação [recurso eletrônico]. São Paulo: Intercom, 2015.
Bibliografia complementar:
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